Navegantes, localizada na foz do rio Itajaí-Açu, litoral norte de Santa Catarina. Possui 60.556 habitantes (IBGE, 2014) e uma área total de 112,029 Km². Está entre as 12 cidades que mais crescem no estado de Santa Catarina, registrando inclusive taxa de crescimento acima da média Nacional, segundo estudos do Urban Systems.

Praias

Com 12 km de orla, as praias de Navegantes são democráticas com pontos propícios ao esporte, como o surf, e pontos de mar calmo para aproveitar com a família.

Molhe da Barra

O molhe da barra é um dos principais pontos turísticos da cidade, construído nos anos 30 e revitalizado em 2013. Proporcionar visão privilegiada para o mar e o Rio Itajaí-Açu, também serve de sinalização para as embarcações por meio do farol instalado no local. Além de ser cenário para belas fotografias é procurado pelos amantes da pesca de arremesso.

Aeroporto

Aeroporto Internacional de Navegantes Ministro Victor Konder está localizado no centro da cidade, liga as cidades litorâneas próximas e vale do Itajaí aos estados do país e exterior. Em 2014 o aeroporto fechou o ano com movimentação recorde de 1,35 milhão de passageiros.

Porto

Porto de Navegantes bate recorde histórico de movimentação de contêineres. A Portonave bateu recorde de movimentação, com 108.460 TEUs (medida que equivale a contêineres de 20 pés) no mês de maio. O número superou a marca histórica de 104 mil TEUs, movimentados em março de 2021.

Em meio à rotina corrida é comum que muitas famílias não consigam aproveitar tantos momentos juntos como gostariam. Para fugir do estresse diário, nada melhor do que reunir todos e aproveitar para passear e conhecer lugares novos. O Morro da Pedra em Navegantes é uma boa opção de lazer e aventura.

Localizado próximo a cidade de Luís Alves, o local conta com inúmeras opções de atividades e diversão. Quer saber quais são elas? Então é só continuar acompanhando.

Como chegar ao Morro da Pedra em Navegantes

O Morro da Pedra fica localizado no bairro Escalvados, em Navegantes, a 30 km de Balneário Camboriú. Para chegar até ele, a partir da cidade, é necessário pegar a BR-101 e seguir por ela até Volta Grande, quando há um acesso para a BR-470.

O próximo passo é seguir até a SC-413, e depois até o destino final. Uma dica é se guiar pela Igreja Católica de Escalvados, que fica exatamente à frente.

Para facilitar, coloque no GPS o endereço: Rua Loureci Soares da Silva, Navegantes – SC, 88375-000, Brasil.

O que fazer no Morro da Pedra

A principal atração do Morro da Pedra é chegar até o seu topo, que é o ponto mais alto de Navegantes. Lá de cima, a 350 m de altitude, é possível observar diversas cidades como Barra Velha, Itajaí, Penha e Piçarras.

Existem diversas trilhas em meio a Mata Atlântica e a natureza que dão acesso ao topo. O tempo de subida gira em torno de 1 hora, e devido à inclinação é um pouco cansativo. Por isso, é recomendado passar filtro solar, usar roupas e calçados adequados e levar água e lanche para aproveitar o passeio.

Asa delta e voo livre

Aqueles que desejam se aventurar um pouco mais, podem marcar um passeio de asa delta ou voo livre. No topo, há um bom espaço para montagem, além de três rampas, sendo duas delas de concreto.

Os principais motivos para fazer o passeio

Sair da cidade, conhecer novos lugares e aproveitar um dia em família já são motivos suficientes para entrar no carro e partir em direção ao Morro da Pedra em Navegantes. Além disso, o passeio proporciona um maior contato com a natureza, liberdade e oportunidades de aventura.

A melhor época para visitar o Morro da Pedra em Navegantes

A viagem pode ser feita praticamente durante o ano inteiro. Entretanto, visitar o Morro da Pedra no inverno pode ser um pouco mais desafiador, isso porque nessa época há uma predominância de ventos noroeste e oeste, o que pode atrapalhar a trilha.

Outra informação importante é sempre verificar a condição e previsão climática antes. Como a estrada do Morro da Pedra em Navegantes é de terra, não é indicado fazer o passeio após dias de chuva. O acesso caminhando fica difícil, sendo necessário fazer a subida de carro. Por isso, prefira dias ensolarados.

Fugir do trânsito, da correria da cidade e aproveitar um dia em família é tudo de bom! O Morro das Pedras em Navegantes é uma boa opção de um programa diferenciado. E então, está esperando o que para fazer as malas e pegar a estrada agora mesmo?

Se você gostou do post sobre o Morro da Pedra em Navegantes e quer receber outras informações de destinos turísticos nessa região, assine a nossa newsletter e fique por dentro.

Beto Carrero World

Se você escolher Navegantes como destino, aproveite para desfrutar de momentos divertidíssimos no maior parque temático da América Latina. A atração fica na cidade da Penha (15 minutos distante de Navegantes) e oferece mais de 10 mil metros quadrados com diversos brinquedos e atrações para todas as idades.

Entre as opções, é possível destacar a radical FireWhip, uma montanha russa invertida que chega a 100 quilômetros por hora! Já os mais tranquilos vão adorar o Crazy River, uma aventura nas águas, com a temática do filme Madagascar.

Passeios de barco

Aproveite sua estada em Navegantes para aproveitar o balanço das águas. A cidade oferece diversos passeios de barco pelo rio Itajaí-Açú e todos eles proporcionam paisagens de tirar o fôlego. Então, prepare sua câmera fotográfica e passe momentos incríveis com a sua família!

Agora que você já sabe o que fazer em Navegantes e quais são as atrações que você não pode perder, aproveite para compartilhar esse post nas redes sociais para que seus amigos também conheçam as maravilhas do local.