Navegantes, localizada na foz do rio Itajaí-Açu, litoral norte de Santa Catarina. Possui 60.556 habitantes (IBGE, 2014) e uma área total de 112,029 Km². Está entre as 12 cidades que mais crescem no estado de Santa Catarina, registrando inclusive taxa de crescimento acima da média Nacional, segundo estudos do Urban Systems.

Praias

Com 12 km de orla, as praias de Navegantes são democráticas com pontos propícios ao esporte, como o surf, e pontos de mar calmo para aproveitar com a família.

Molhe da Barra

O molhe da barra é um dos principais pontos turísticos da cidade, construído nos anos 30 e revitalizado em 2013. Proporcionar visão privilegiada para o mar e o Rio Itajaí-Açu, também serve de sinalização para as embarcações por meio do farol instalado no local. Além de ser cenário para belas fotografias é procurado pelos amantes da pesca de arremesso.

Aeroporto

Aeroporto Internacional de Navegantes Ministro Victor Konder está localizado no centro da cidade, liga as cidades litorâneas próximas e vale do Itajaí aos estados do país e exterior. Em 2014 o aeroporto fechou o ano com movimentação recorde de 1,35 milhão de passageiros.

Porto

Porto de Navegantes bate recorde histórico de movimentação de contêineres. A Portonave bateu recorde de movimentação, com 108.460 TEUs (medida que equivale a contêineres de 20 pés) no mês de maio. O número superou a marca histórica de 104 mil TEUs, movimentados em março de 2021.